Isso mesmo não é montagem não, muitas testemunhas podem confirmar, chegamos na rampa e lá estava o Boni fazendo autopropaganda, valorizou, botou preço e haviam interessados, não sei se fecharam no preço, kkkkkk...
Grande Boni!
Refeito do susto (podem trazer as crianças de volta)!!
Chegamos na rampa o dia parecia bom, conversei com o Philip (foto abaixo) um colaborador UP na França, ele que estava voando o Trango XC light que postei as fotos...
Me disse que a versão que está voando é a versão final do Trango XC, então logo em dezembro estará disponível para nós...
Disse mais: que a performance era igual ao Edge (devo ter feito cara de babaca nesse momento) e que ele achava uma vela segura...
E acrescentou com o que deve ter sido o aumento da minha careta, que se referia a condição de vôo sem o uso do acelerador...
Perguntei sobre o hangliding e controle de solo, pessoalmente não me dei bem com esses aspectos em versões mais antiga da série Trango, mas achei que a UP resolveu isso afinando brilhantemente o Summit XC, ele me respondeu que realmente trabalharam muito nesse aspecto no Summit e que no Trango XC foram melhorados!!
Vem coisa boa por aí, fominha que sou quase pedi para dar uma voltinha!!!
Aaaahhhmm, e daí toquei na ferida do serial e perguntei sobre a difícil barreira de bater, com projetos de velas seriais, a velocidade full speed de 60km/h e ele me disse que o curso do acelerador do modelo dele é o original como sairá em dezembro, e que tem voado bem rápido com bom planeio mesmo não batendo a casa dos 60, que eu observasse no ar...
Perguntei sobre quais as tendências na UP depois que a Ozone levou o PWC com conceitos um tanto diferentes, ele me indicou o Mads sobre esse tema, o Mads é o cabeção da UP e está na competição e amanhã vou procurá-lo...
Nesse momento chamaram para o briefing...
Nesse momento chamaram para o briefing...
A Prova
Prova definida, 63 km, eixo diferente das provas anteriores que foram p/ Sacramento, essa era pilão em Tabira depois Cachoeira e goal em São João, no horizonte ao longe algumas nuvens com desenvolvimento vertical lento sem ser anormal, fui atrás da rampa ver a condição na rota, tudo limpo, mas aquele tom de azul característico...
Janela abrindo às 11:50 e start às 12:30, dessa vez eu estava arrumado na linha de frente da rampa nova para decolar de prima, pelo menos por um instante eu iria estar com o pelotão de frente, kkkk!!
Olhei para cima uma cobertura a média altura começou a sombrear a região da rampa e vizinhanças e faltavam 5 min para a abertura da janela.
JANELA ABERTA, todo mundo conectado, Boni ao meu lado se coçando para decolar com o Blade, bonita vela, a cobertura continuava a nos deixar na sombra, passaram-se 10 minutos, mais de 100 pilotos conectados, speedarms, pullover, cachecol e mesmo na sombra o calor era insuportável e a tensão...
A borda da cobertura cruza o sol, esqueta mais, 5 minutos e no meu rádio na frequência oficial alguém diz para suspender a janela e adiar tudo 20 min, poucos ouviram, ninguém ainda havia decolado, foi no mesmo instante que o Boni botou o Blade sobre a cabeça para decolar, gritei p/ ele abortar (oh boquinha, se eu tivesse ficado quieto e ele tivesse decolado...)
Confusão no rádio
À partir daí tudo acontece muito rápido, várias transmissões, sem justificativas à favor e contra a mudança, pilotos exaltados berrando protestos nas duas rampas, a idéia seria que muita gente decolando praticamente dentro do start prejudicaria os competidores, esse foi um dos comentários, lembrem-se que a maioria estava a mais de 40min pronto na posição, tudo checado, eletrônicos em ordem e nenhum paraca no ar, nem o biruta evidentemente se arriscou na sombra após a abertura da janelai...
Claudinho, o juiz de prova, chamou a responsabilidade e mesmo com as discussões mantendo-se no rádio e no grito anunciou pela manutenção do que foi estabelecido no briefing, o pessoal à favor do adiamento tentando ganhar no rádio e os que queriam manter tentando ganhar no grito, para acabar com a palhaçada o Boni decolou... (dessa vez fiquei quieto e fui atrás)
Bom um competidor no ar não poderia mais ser mudado nada e foi uma revoado em 1 minuto devem ter decolado uns 30 parapentes dentro do start, todo mundo no zerinho ou para baixo, a térmica de serviço não havia brotado, decolamos sem indícios de subida, nem turbulência na rampa nem urubu, andorinha, vespa... só pela tensão gerada pelo desencontro de informações!
Muuiiito difícil subir e muita gente não se equilibrou no zerinho +1 e -1 e caiu no pé da rampa, bons pilotos perderam sua concentração, tive a sorte de ficar e finalmente ELA BROTOU, uhuuu, girei com o Claytom, Bigodeira, Yassem e muuita gente boa e subimos, talves em 10 parapentes.
Antes de começar a subir na hora mais difícil, observei o francês no Trango, ele apostou na esquerda da rampa e saiu sozinho, não sei o que ele viu, só sei que quando começamos a subir ele já estava estampado tirando superadiantado.
Deu muito trabalho subir por que estava falhada e o Trango XC já havia feito a primeira transição e garimpava solitário após a represa, nesse momento meu queixo estava preso só pela alça do capacete, ele estava muito bem posicionado na prova mas teria que acertar 100% das escolhas para fazer valer essa vantagem sozinho, tarefa difícil pelo que haviámos experimentado para subir.
Trabalhamos todos mais um tempo na subida esperando a condição se estabelecer para trás, o segundo pelotão e os que perderam essa, ainda estavam na fase do zero a zero lá embaixo, o primeiro do pelotão arrisca e iniciamos a transição nesse momento eu ouço um HAMMMM coletivo, gritos no grupo todo, estávamos todos próximos, olho em volta procurando um engalfinhado com outro, um reserva uma autorotação, mas a única coisa que vejo é o Trango XC pousado lá na frente, kkkk!! Caramba, quantos olhares âncoras devem ter sido colocados sobre ele!!!
A prova segue, primeira transição não escolhi uma boa linha e cheguei baixo mas achei o núcleo mais cedo, o grupo havia se dividido, à esquerda e à direita da represa, meu posicionamento era à direita.
Muitos bons competidores precisavam de um bom resultado nessa prova e aproveitariam o descarte de UMA prova em 3 válidas no YNOVAR OPEN, no brasileiro é UMA prova em 4 válidas, então era sanguenozóio, facanabota...
Saíram desembestados, foi bonito de ver e eu, bom uma hora o segundo pelotão tinha que me alcançar né, voar sozinho e alto dá medo soh!!
Para variar eu sem paciência com meu novo pelotão fui tirando mais cedo e mais baixo, devo ter medo de altura...
O céu na direção da prova com aquele azul que se transforma em branco rapidamente e numa parede de energia gigante, éra um CB mesmo!
Reports no rádio da comissão de segurança, pedindo avaliação dos pilotos nas diferentes linhas, nas respostas foram citados; nível de segurança um, dois e três na mesma rodada de transmissão, e vá entender os parâmetros dessas opiniões, desde seguro até interrupção da prova tudo na mesma rodada...
E independente das linhas a condição estava longe "praticamente" todos tinhamos a mesma visão...
Bom, passaram-se alguns minutos e eu já em outra transição batalhando sobre uma fogueira, já com a sobrancelha chamuscada, ouvi o report do Dió cancelando a prova às 14:44h, "eu não ouvi outro horário sendo citado" mas eu estava em uma condição de não prestar atenção em nada e a sobrancelha ardia, kkk...
Pousei e em seguida vem outros pilotos para o mesmo pouso, olha aí o Tomate do PR chegando com um Summit XC e notem também o círculo na "nuvenzinha" que interrompeu a prova!
Isso mesmo era um paraca, esse cara passou um trabalho para tirar o paraca daí, não curti assistir...
Mas tirou!
Tem coisas maravilhosas que encontramos no vôo, nem sempre no ar, às vezes no pouso, como esse tucano e muito amora....
Na volta, Leila PR em pé, Curreca na latinha e muitos amigos o Ozama de costas é o Passarinho...
Comentários sobre os resultados!
Desencontro de informações na decolagem tirou a concentração de muita gente, foi desinteressante para todos...
Desencontro de informações no ar quanto ao momento de cancelamento, o cancelamento foi mais do que certo, mas parece que às 14:34 houve um report oficial e confirmado dizendo que a prova seria até às 14:44, alguns entenderam como interrompida no primeiro horário e outros no segundo, se era por segurança, que cabimento teria cancelar a prova 10 minutos depois e todo mundo se jogando durante esse tempo na direção do CB numa prova contra o relógio???? Sei lá...
Se mantido o primeiro horário, as conversas de corredor indicam, Samuel como o matador da prova, Seco em seguida (valeu!) e empatados em terceiro Clayton, Sergio Sampaio e mais dois pilotos, se algum recurso for feito e deferido favorecendo o horário das 14:44 posições mudam, no Ynovar Open pois muita gente fez os 10 min contra o relógio...
Não tenho notícias do serial, mas o Caxão tava todo feliz...
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