quinta-feira, 8 de outubro de 2009

5a no Ynovar Open em Araxa!

Opa, perdi as fotos mexendo na máquina, tsc, tsc, foi mal!!



O dia


Chegamos e a rampa estava praticamente entubada ou próximo disso, a maioria das discussões que se seguiram nos grupos que se formaram rondavam sobre o momento da paralização da prova de 4a, 13:34 ou 13:44, algumas posições se alteram no brasileiro e no Ynovar Open de acordo com a validação desses horários, argumentos válidos em ambas as opções, conforme o resultado divulgado no site oficial do evento o momento computado foi 13:44h, até agora...


O fato é que alguns pilotos entenderam às 13:34h de 4a que a prova seria interrompida em 10 min, e outros (a maioria gringos) entenderam que a prova estava sendo interrompida naquele instante.


A primeira opção, 13:34, segundo a maioria dos pilotos é que foi passada pelo rádio, pessoalmente ouvi sobre a interrupção e nem considerei a hipótese de ter mais 10 min para voar em direção à nuvem que originou essa interrupção, já fiz coisa parecida mas foi no passado remoto da prova de domingo, na 4a já estava amadurecido (medinho), kkkk!


O teto vai subindo, o filtro diminui, a grama fica um pouco mais seca e começam as brincadeiras de controle de solo, decolagens e pousos na rampa e tem paraca na base à incríveis 200 acima da rampa que não chega a 300 de desnível, a comissão técnica elabora uma prova que acredito até possível para o dia, pois embora o teto baixo e com filtro razoável, algumas térmicas fracas brotavam e o pessoal passeava na frente da rampa sustentado...


Foi o momento mais descontraído do dia, diferente do que se seguiu...


Briefight


Uma mistura de briefing e fight pois foi o que aconteceu...


Prova estabelecida uma triangulação com retorno à rampa e do tipo elapsed time ou seja decolagem=start e para zerar a contagem de tempo é só sair e entrar no raio do start novamente.


Fight: os resultados da prova de 4a são publicados, gringos indignados, os resultados publicados tiveram em conta a paralização no horário 13:44, ou seja paralização por questão de segurança e corrida de 10 km em direção a CB para alavancar a pontuação...
Um dos gringos, o Yassen kabeção da PMB , Associação dos Fabricantes de Paraglider protagonizou cena lírica na hora de se manifestar, xilique em inglês foi a primeira vez que vi, os que rolaram em bom português eu já estou acostumado a ver...


Um protesto foi encaminhado e até agora não temos a definição do tema mas os resultados atuais podem ser vistos no site oficial e acho que vão mudar, ou pelo menos, na minha opinião, deveriam...
http://www.ynovaropen.com/site/resultados.php.


Prova

Quase uma repetição do dia anterior:
A maioria conectado, a janela estava aberta, a cobertura estava mais espessa e a sombra era broxante, ninguém decolando, vieram murmurinhos de ameaça de adiamento da janela e tal, e então tchantchantchan, o Blade do Boni é majestosamente colocado em vôo, para alívio da grande maioria dá-se início à prova, pois com um competidor no ar não dá para adiar coisa nenhuma, foi ótimo, valeu Boni!

Iríamos voar uma prova nem que caísse todo mundo no pouso oficial mas o nível de stress iria baixar também!


Foi quase assim:


A maioria escorou-se na cordilheira, 150 m de altura, e a fomos seguindo no que seria a posição mais próxima do primeiro pilão para tirar para o flat, raras tentativas no flat renderam e foi pouco nem suficiente para a baixa base. O pessoal que saiu mais cedo estava melhor colocado e mais alto, no meu “pelotão”, o teto era o topo do fraco lift e após uns 20 minutos do meu start caranguejando pela cordilheira estampei, coloquei incríveis 50 metros acima do topo do platô, botei na cabeça dos tops kkkkk, mas minha felicidade durou pouco tive, ao completar meu giro flat com as andorinhas, a visão do inferno!!

O inferno!

atrás bem formado um cabeção de cumulus (xooo satanás, xoo satanás) que obviamente chegaria ao nível três de segurança em vôo (gato escaldado né...) e nem que abrisse na rota da prova, esta sem dúvida seria cancelada, o purgatório foi olhar nas duas direções da cordilheira, cerca de 80 pilotos entre top’s internacionais, nacionais et all pedurados em um lift parecido com o Morro dos Conventos lá em Criciúma, uma rampa em que voamos na praia quando não vai bombar nada na rampa do Maráca, botei o uripen entre as pernas, dei + meia volta junto com as andorinhas e comecei a voltar para a rampa, outros pilotos subiram e tiveram a mesma idéia e de novo voei com os tops, lado a lado stabilos coladinhos, todo mundo já se divertindo, U4, Edge, FR4, Mantra R9 só velão e eu com meu Mantra M3 lá juntinho, kkkk, quando estávamos quase na rampa o anúncio oficial do cancelamento pelo rádio...

Lembrando que na modalidade elapsed time não tem paralização da prova, só o cancelamento, por motivos óbvios, o start é pessoal...

Na volta peguei carona com Roberto, Sabrina, organizadores do evento e kabeções da YNOVAR e o Mads, kabeção da UP e um dos patrocinadres, eu já havia tirado algumas poucas dúvidas com ele na subida da rampa e acrescentado um número maior à minha cabeça.
Aquela vela verde bonita que postei e anda muito e parece um serial...
O Trango XC light que estava com o Philip, não é bem o modelo de série segundo o Mads, essa vela é um protótipo que voa mais que o Edge de série sim, e nos testes se comportou acima de um LTF 2-3 e abaixo do competition no que concerne à segurança, como essa classificação não existe a UP acabou de inventar o conceito LTF 2-3+ só que não homologou, ué,não existe,kkkk, essa vela mais leve com tecido de gramatura 42 foi realmente idealizada para o X-Alps com características específicas para as condições da prova não vai ser homologada pois trata-se de um projeto muito particular.
Perguntei dos conceitos do HPP da Ozone e qual a direção que a UP tomaria, ele foi tácito: alto custo, a Ozone mostrou a direção, mas viabilidade...

Perguntei quanto ao Trango XC e suas qualidades, tácito novamente: tá pronto vamos encomendar o seu? Olhei os caraminguá no bolso, cocei a cabeça olhei para o Mads e sorrindo percebi que não iria tirar muito mais dele, então para não perder o fio da conversa perguntei sobre como ele havia ido na prova de 4ª, daí é claro, ele estava disposto a falar sobre o horário do cancelamento...

Bastidores

No hotel estava acontecendo uma reunião sobre o brasileiro do ano que vem, penso que o pessoal que conheci na piscina do hotel os quais faziam parte da secretaria de turismo de Botucatu em SP tinham relação com essa reunião, que foi a portas abertas mas não assisti, é melhor aguardar informes oficiais...
Caso se confirme fica mais próximo de SC e nós vamos invadir sua rampa, oioioi...

The end

Depois, pólo aquático na piscina do hotel meus comparsas catarinas (donos da bola) contra um selecionado SP/RJ/MG e foi só marca vermelha do pouco que vi do jogo ninguém ainda havia ido a nocaute... (única foto que se salvou foi essa do celular, as demais devem ter queimado o filme digital quando fotografei o inferno...).

Já me despedi de Araxá hoje, com pesar pois era uma das melhores previsões, 6ª e sábado devem ser de boas provas e que se apaziguem os ânimos e vença o que mandou melhor em vôo limpo, despedi-me desejando aos amigos que ficaram ótimos vôos e deixei o lugar com ótimas impressões. Araxá é show, o evento valeu e quem não foi perdeu e estou perdendo por partir antes do fim,but business are...

Legal destacar o cuidado da organização e acredito que nisso tem o dedo da Sabrina 1a dama Ynovar, com detalhes como os kits dos pilotos, o de inscrição tinha mochila, duas camisetas, chaveiro... legal também que os kits de alimentação e água gelada estavam sempre à mão, na apuração com o Anderson e Haderlei nunca fiquei mais de 10 minutos, só reclamou da apuração quem queria que fosse instantâneo, ou errou na prova e não se apercebeu e também tem quem foi reclamar da fórmula usada mas isso não tem nada a ver com o apurador. Fui testemunha que o juiz de prova, Claudinho de Poços, fez o máximo com o que tinha em mãos; 3 competições, regulamentos diferentes e situações delicadas envolvendo os níveis de segurança, e na minha opinião o juiz deveria ter informações também de fontes não diretamente envolvidas com a pontuação da prova, por exemplo, observadores no goal, isso teria evitado muito desgaste e favorecido tecnicamente as provas e a fidelidade dos resultados com os pilotos que voaram melhor...
Valeu, ano que vem vou tentar ficar todos os dias e acompanhar mais de perto os pelotões, fico eu agora também aguardando ansioso reports do Bigode, Guido e o Gustavo que também gosta de escrever, além é claro do site oficial do evento...
Obrigado Ynovar Open Araxá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário